A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (24), a operação ‘Armentários’, em quatro cidades da Grande BH. O alvo é uma quadrilha de agiotagem que atuava em São José da Lapa, Belo Horizonte, Vespasiano e Contagem.
Os criminosos usavam um bastão com arame farpado, similar ao da série The Walking Dead, usado para torturar devedores. Além disso, também foram apreendidas caminhonetes de luxo, uma BMW, motocicletas e um jet ski. As investigações, iniciadas em janeiro após prisões ligadas ao tráfico de drogas, revelaram que os suspeitos simulavam atividades comerciais para lavar dinheiro de crimes como receptação, roubo e adulteração de veículos.
“As investigações demonstraram que esse grupo pratica agiotagem em São José da Lapa, com muita agressividade, de um cometimento de crimes para recebimento desses valores que, muito provavelmente provém de outras atividades ilícitas, como receptação, adulteração de veículo, roubo, tráfico de drogas. Muitos carros estão em nome de vítimas, tomados para quitar dívidas”, explicou.
Segundo a delegada Vanessa Martins, titular da delegacia de São José da Lapa, o grupo cobrava juros exorbitantes — com aumentos de até R$ 10 mil por semana — e ameaçava vítimas com violência, incluindo agressões, sequestro e tortura.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros envolvidos. Até o momento, ninguém foi preso.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.