Três pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a segunda fase de uma operação de combate ao financiamento ao terrorismo, nesta quinta (8), em BH, duas cidades da região metropolitana, no interior de Minas e em mais dois estados.
A PF realizou ações em tabacarias no Mercado Central e na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, além de Contagem, Nova Lima e Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
A operação, batizada de Trapiche-FT (que significa financiamento ao terrorismo), também ocorreu na cidade de São Paulo e em Brasília.
Ex-dono de tabacaria em BH foi preso na primeira fase da operação
No ano passado, a PF descobriu que brasileiros estavam sendo recrutados por uma organização terrorista e enviados ao Líbano, onde foram entrevistados e alguns selecionados para atos terroristas no Brasil. O financiamento vinha do comércio ilegal de cigarros eletrônicos contrabandeados.
Um ex-dono de uma tabacaria no Mercado Central de BH foi preso em novembro de 2023, acusado de recrutar brasileiros para o Hezbollah. O grupo terrorista atua em países como Líbano e Síria, além de apoiar o Hamas na guerra contra Israel.
Os envolvidos poderão responder por crimes de contrabando, integração de organização terrorista, atos preparatórios de terrorismo, financiamento ao terrorismo e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 75 anos e 6 meses de reclusão.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.