A Polícia Militar de Minas Gerais anunciou nesta sexta-feira (8) um esquema especial de segurança para a final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo, marcada para o próximo domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte. A operação busca garantir a ordem e a segurança tanto dos torcedores quanto da população local, além de evitar interferências no trânsito durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que também ocorre no domingo.
Para a escolta da torcida do Flamengo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará o acompanhamento desde o Rio de Janeiro até a divisa com Minas Gerais, onde a operação será assumida pela PRF mineira, em conjunto com a Polícia Militar. “Vamos receber a torcida do Flamengo na divisa de Minas com o Rio de Janeiro e acompanhá-los na ida e na volta, de forma a prevenir incidentes como os que aconteceram recentemente em São Paulo”, afirmou o inspetor Aristides Junior, porta-voz da PRF em Minas Gerais.
No entorno da Arena MRV, o esquema contará com um centro de monitoramento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), equipado com câmeras de 360 graus e drones para acompanhar em tempo real a movimentação. “Trabalhamos de forma integrada para garantir a segurança dos torcedores e da população. Teremos monitoramento com imagens e controle do uso de tornozeleiras eletrônicas”, explicou Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento da Sejusp.
As ações incluem policiamento direcionado aos locais de maior concentração de torcedores em Belo Horizonte. “Nosso policiamento estará atento a esses pontos, à segurança dos torcedores e ao funcionamento da cidade durante o Enem”, disse o tenente-coronel Israel Calixto. Contudo, o efetivo total de agentes designados para a operação não foi divulgado.
A torcida do Flamengo terá um setor separado na Arena MRV, com acesso diferenciado e reforço na segurança para evitar confrontos. “As torcidas estarão divididas, dentro e fora do estádio. Recomendamos que cheguem cedo para facilitar o acesso, com a abertura da esplanada às 12h e das catracas às 13h”, orientou o tenente-coronel Mafra, comandante do Batalhão de Choque.
O planejamento especial busca conciliar a grande final e a aplicação do Enem, minimizando impactos no trânsito e garantindo a segurança para todos os envolvidos.