A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (11). A ação, chamada de Operação Saque Retido, tem como objetivo apurar suspeitas de corrupção eleitoral que teriam ocorrido durante as eleições municipais de 2024. As ordens para a realização das buscas foram dadas pelo 5º Juízo das Garantias.
A investigação começou no período da votação, quando uma mulher foi descoberta sacando 61 mil reais em um banco. Segundo a polícia, as apurações indicam que esse dinheiro seria usado na campanha de um candidato a vereador da cidade, que não teve o nome divulgado. Os policiais também identificaram que a suspeita já havia retirado outros valores altos anteriormente e planejava fazer novos saques até o dia da eleição.
A Polícia Federal trabalha para confirmar se esses recursos serviram para financiar campanhas de forma irregular ou para a compra de votos. Os envolvidos no caso podem ser processados pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa e falsidade ideológica eleitoral.








