Uma discussão acalorada marcou uma audiência no Tribunal do Júri em BH. O promotor de justiça Francisco Santiago proferiu ofensas à advogada criminalista Sarah Quinetti Pinoni, chamando-a de “galinha garnizé” e dizendo que ela estava fazendo “striptease” durante a sessão que aconteceu no último dia 26 de março. As imagens viralizaram nas redes sociais nesta quarta (2).
As ofensas foram registradas na ata do julgamento e motivaram a advogada a registrar um vídeo com seu celular, no qual pede que o promotor repita os xingamentos. A atitude do promotor levou ao cancelamento da audiência pela juíza Marcela Oliveira Decat de Moura, que remarcou a sessão para o mês de junho.
A ata da audiência registra o momento em que a defesa se manifesta sobre a intenção de falar com os jurados, e o promotor se volta à Dra. Sarah Quinetti proferindo a ofensa “galinha garnizé”.
Ministério Público irá denunciar promotor que xingou advogada em BH
Diante do caso, os representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rodrigo Badaró e Rogério Varela, entraram com uma reclamação disciplinar contra o promotor Francisco Santiago. Na peça, eles argumentam que a postura do promotor “passa ao largo do que se considera socialmente aceitável” e configura grave violação dos deveres funcionais do cargo.
O caso é um exemplo lamentável de desrespeito à profissional do direito e à instituição da justiça. A conduta do promotor é inaceitável e exige medidas cabíveis por parte do CNMP. Veja o vídeo abaixo:
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.