Três pessoas foram presas alvo de operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação, deflagrada nesta terça-feira (5) cumpre 14 mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes no bairro Vera Cruz, região Leste de BH.
A operação, batizada de “Vera Cruz”, visa desarticular uma organização criminosa que atua na região e é suspeita de aterrorizar moradores e implantar um regime de controle paralelo e violento de condutas, conhecido como “pau no gato”.
Segundo o Ministério Público, a organização criminosa é responsável pela distribuição de drogas, homicídios, roubos e outros crimes na região. Os suspeitos também são acusados de impor regras de conduta aos moradores, como a proibição de realizar manobras perigosas de trânsito, como “grau” e “gangangan”, e de transitar acima da velocidade permitida.
A operação conta com a participação de 90 policiais militares, um promotor de Justiça, 22 viaturas, uma aeronave e um drone da PM, além de cães.
As investigações do Gaeco começaram em maio deste ano, após moradores do bairro denunciarem a disseminação de faixas com regras de trânsito. Em uma das faixas, os traficantes ameaçam punir com “pau no gato” quem descumprir as regras.
A expressão “pau no gato” é usada pelos traficantes de BH para avisar que “quem descumprir ordens, vai apanhar”.