Uma ação conjunta das polícias Civil, Militar e da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito prendeu três pessoas em dois bairros de BH por receptação qualificada de peças automotivas. Os itens eram de veículos furtados ou roubados.
Os levantamentos foram concentrados na última terça (13) e quarta-feira (14) em áreas com alta concentração de estabelecimentos nos bairros Jardim Montanhês e Tirol.
Ao todo, foram fiscalizadas 11 empresas, com a interdição de três delas por funcionarem em locais não autorizados. Nove peças com origem ilícita foram identificadas durante os trabalhos, todas oriundas de veículos com registro de furto ou roubo.
Durante a ação, foram lavrados três boletins de ocorrência e três pessoas foram conduzidas por suspeita de receptação qualificada, prevista no artigo 180 do Código Penal.
Investigações contra receptadores em BH
A PCMG instaurou dois inquéritos para aprofundar as investigações. As peças ilícitas foram recolhidas e serão periciadas.
Segundo o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), delegado-geral Daniel Barcelos, os resultados refletem o impacto direto da fiscalização sobre a dinâmica dos crimes patrimoniais envolvendo veículos. “Peças identificadas como provenientes de crimes foram recolhidas e os responsáveis, conduzidos, com uma prisão em flagrante e dois inquéritos instaurados para apuração do crime de receptação qualificada, cuja pena é de reclusão de um a quatro anos”, explicou o delegado.
A operação utilizou tecnologias especializadas para rastrear a procedência das peças, garantindo maior efetividade na identificação de produtos oriundos de crimes. Foram fiscalizados tanto estabelecimentos devidamente credenciados quanto locais sem regularização, permitindo uma atuação mais ampla.
A ação reforça o compromisso dos órgãos de segurança com a repressão aos crimes de furto e roubo de veículos e com a proteção da atividade empresarial lícita. Ao mesmo tempo, garante o apoio às empresas que atuam de forma regular no mercado de peças usadas.
A Polícia Civil ressalta a importância da colaboração da população, por meio do envio de informações, imagens e vídeos que possam auxiliar nas investigações e no combate a práticas criminosas.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.