Yan Guimarães, de 25 anos, é alvo de investigação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por direção perigosa em ruas de BH. O jovem, que tem mais de 130 mil seguidores nas redes sociais, exibe diversos vídeos fazendo a manobra proibida, popularmente conhecida como “cavalo de pau”, na avenida Cristiano Machado, região Nordeste da capital.
Nas imagens, é possível ver o veículo circulando em alta velocidade pela via, quando efetua a manobra. Nos vídeos aparecem ao menos dois carros, um modelo Pálio e um Astra, em pontos distintos da via. É possível ver ainda que há uma movimentação pequena na avenida.
Um dos vídeos tem mais de 4 milhões de visualizações, enquanto o outro acumula mais de 2 milhões. Nos comentários, algumas pessoas alertam para as consequências do ato irregular. “Quando a polícia pega fica chorando, pagando de pobre coitado”, disse um internauta.
Em nota, a PCMG alerta que participar de “corrida, disputa ou competição automobilística, ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, e que gere situação de risco à incolumidade pública ou privada é considerada infração de trânsito de natureza gravíssima”.
O condutor flagrado realizando as manobras pode ser penalizado com multa, com fator multiplicador de dez vezes, suspensão do direito de dirigir, além de constituir crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Caso da conduta resulte lesão corporal ou morte de terceiros, as penas podem ir de 3 a 6 anos – casos de lesão corporal – e de 5 a 10 anos de reclusão, em caso de morte.
As investigações da Polícia Civil estão em andamento para identificar o influenciador digital e o veículo utilizado nas manobras.