Faltam menos de 1 ano para as eleições de 2024. Em BH, o cenário está bastante indefinido, principalmente em relação aos candidatos apoiados por grandes cabos eleitorais, como o governador Romeu Zema (Novo), que está em seu segundo mandato.
Se o partido decidir lançar candidato próprio, a disputa será entre a ex-tucana Luísa Barreto, atual secretária estadual de Planejamento, e o secretário-adjunto de Governo, Lucas Gonzalez.
Barreto teve 1,4% dos votos em 2020, quando disputou a eleição pelo PSDB. Já Gonzalez não conseguiu se reeleger deputado federal no ano passado. Na última eleição, o candidato do Novo a prefeito, o empresário Rodrigo Paiva, teve apenas 3,6% dos votos, mesmo com o apoio de Zema.
De acordo com o presidente da legenda em Minas, Christian Laguna, há a possibilidade do Novo apoiar candidatos de outras legendas. “A gente tem uma preocupação de soltar um nome e criar um transtorno para o governo ou algo nesse sentido, mas ela não passa por uma inviabilidade”, diz Christopher Laguna, presidente do Novo em Minas Gerais.