Cerca de cem crianças e adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), na capital mineira, tiveram um dia para ficar na memória. Nesta terça-feira (28/5), uma equipe da Coordenação de Operações com Cães (COC) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) esteve no Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no bairro Planalto, onde participaram da Semana Mundial do Brincar, promovida pela entidade beneficente.
Meninos e meninas, com idades entre 6 e 15 anos, puderam interagir com os cães policiais Indy, Amora, Condor, Sana e Balto, sob a tutela dos investigadores Mateus Picinin, Paola Farias e Rodrigo Guerra. Na ocasião, os cães também realizaram demonstrações do trabalho de detecção. As atividades foram realizadas no período da manhã e da tarde.
O coordenador da COC, investigador Mateus Picinin, destacou a importância desse tipo de ação, sobretudo para aproximar a instituição policial da comunidade. ?Reforçamos o compromisso da Polícia Civil em estar mais próxima e servir melhor a sociedade?, exaltou.
Para a educadora social da LBV Ana Morena, a presença dos cães da PCMG, treinados para auxiliar a Polícia no combate à criminalidade, atingiu uma dimensão pedagógica nas crianças e adolescentes que participaram do evento. ?A gente conseguiu ver, aqui na Semana do Brincar, como que o brincar com o animal trabalha a empatia e a socialização. Foi maravilhoso e a gente agradece imensamente?, disse.
Ao descrever a empolgação das crianças com a visita, a educadora ainda acrescentou: ?Vai ser assunto para a semana toda?.
LBV
A LBV é uma associação civil de direito privado, beneficente, sem fins econômicos e com mais de 75 anos de trabalho. Em Belo Horizonte, a LBV possui o Centro Comunitário de Assistência Social, na Avenida Cristiano Machado, 10.691, Planalto. Nessa unidade são prestados atendimentos a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.