Valdeci Passos Soares, ex-vereador de Novo Cruzeiro, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas, foi preso por tráfico de drogas no estado de Utah, nos EUA, na última quarta-feira. A prisão ocorreu em ação conjunta do Serviço de Inteligência da Polícia Militar, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Federal (PF), da Interpol e do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security).
Mais conhecido como “Valdeci Calango”, o criminoso era considerado um dos mais procurados do estado e era alvo prioritário. Ele se envolveu com o tráfico de drogas na cidade quando exercia o mandato de vereador. O foragido, inclusive, utilizava de veículos oficiais para a prática do referido delito.
Após emissão do Mandado de Prisão, o alvo fugiu com a esposa, então funcionária da prefeitura, e seus quatro filhos. Ações de inteligência resultaram em detectar, inicialmente, rastros da família em Sorocaba, São Paulo.
Ex-vereador em Minas ainda será deportado
Após sistemático acompanhamento pela inteligência da PM, verificou-se que o foragido viajou para os EUA somente com a esposa e o filho menor, deixando os demais em Sorocaba. O alvo foi identificado na cidade de Sandy, no estado de Utah, sendo inserido na lista de difusão vermelha da Interpol pelo poder judiciário local. Ele foi preso, em situação de imigrante ilegal pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security).
A deportação poderá ser realizada oportunamente pelas autoridades Americanas.
A operação exemplifica a ênfase da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em sua macrovisão estratégica de atuação (Polícia Orientada pela Inteligência), concentrando-se na repressão qualificada com a criteriosa identificação e prisão de alvos prioritários e indivíduos altamente perigosos, em qualquer lugar que se encontrem.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.