A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recuperou em Fronteira, Triângulo Mineiro, um trator que havia sido furtado na cidade de Uberaba, distante 180 quilômetros, em 2020. O veículo agrícola, com uma pá carregadeira integrada, avaliado em cerca de R$ 170 mil, estava em posse de um empresário, já com histórico de receptação.
Durante a ação policial, foi verificado que o trator encontrava-se com os sinais identificadores adulterados, sendo que, após intensa análise, foi encontrado um sinal identificador oculto, permitindo que os investigadores conseguissem rastrear o legítimo proprietário por meio de contato com a montadora do veículo.
O empresário de Fronteira foi indiciado pela PCMG por receptação e uso de documento falso, pois, como forma de justificar a propriedade do veículo, apresentou na delegacia uma nota fiscal de produtor falsa.
Já é a segunda vez, em menos de três anos, que o mesmo suspeito é surpreendido em posse de produtos agrícolas de origem criminosa. No final de 2021, a equipe da Polícia Civil em Fronteira localizou em um galpão, pertencente ao empresário, aproximadamente 20 toneladas de adubos furtados em propriedades rurais da região. Na ocasião, ele foi indiciado pelo crime de receptação qualificada.