Em uma ação de combate ao garimpo ilegal de gemas de quartzo, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou uma operação na manhã desta quinta-feira (08), na zona rural do município de Arcos.
Por volta das 8h, uma equipe do 6º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente e da 241ª Companhia de Polícia Militar de Arcos deslocaram-se até a Rodovia MG 439, Km 02, onde fica localizado um sítio na área rural. No local, foram abordados cinco garimpeiros identificados como J.C.B.S (26 anos), I.D.R (28 anos), V.D.R.J (41 anos), P.H.M.S (32 anos) e L.G.P (21 anos).
De acordo com a polícia, os garimpeiros foram encontrados com várias sacolas contendo pedras de quartzo, oito celulares, ferramentas e lanternas. Eles haviam chegado do garimpo em veículos como Volkswagen Gol, Fiat Uno, Yamaha Factor, Chevrolet Corsa e Honda Civic.
Diante do crime ambiental e do crime federal de usurpação de bem da União, cometido pela extração mineral irregular, os cinco garimpeiros foram presos em flagrante delito e encaminhados ao Departamento de Polícia Federal.
O saldo operacional da ação policial incluiu a lavratura de 1 registro de eventos de defesa social (REDS), a prisão de 5 pessoas, a apreensão de 5 veículos, 31 ferramentas, 12 sacolas de pedras de quartzo, 8 celulares, além da aplicação de 7 autos de infração com multas que somam R$ 356.379,75.
O post Garimpo irregular em Arcos resulta em 356 mil reais em multas ambientais apareceu primeiro em Portal MPA.