No final da tarde de hoje, 16/08/24, foi publicada sentença proferida pela juíza da 1ª Vara Federal de Divinópolis, condenando os 4 homens presos em flagrante na Prefeitura pelo crime de extorsão contra o Assessor Especial do Prefeito, Fernando Henrique Costa de Oliveira.
Tudo se iniciou em março do ano passado, quando um deles procurou a prefeitura e ofereceu uma verba do Ministério da Cultura, pedindo uma propina de 25 por cento do valor que a prefeitura receberia. A polícia Federal foi acionada pelo Prefeito Gleidson e seu assessor, Fernando, denunciando o esquema de corrupção. A PF, então, passou a acompanhar toda a situação.
No dia 23 de Janeiro deste ano, os 4 homens foram até a prefeitura e passaram a exigir de Fernando Henrique os valores referente à propina, tendo ameaçado ele e sua família de morte.
A vítima fez contato com a Polícia Federal, descreveu a situação, sendo uma equipe enviada para a prefeitura.
Ao retornarem os 4 homens fizeram novas ameaças de morte à Fernando e seus familiares, exigindo a quantia de um milhão de reais.
Assim, os 4 homens foram presos em flagrante no estacionamento da prefeitura de Divinópolis.
Todos eles foram condenados pelo crime de extorsão.
O réu Agnobaldo Assis dos Santos foi condenado a uma pena de 09 (nove) anos, 04 (quatro) meses e 15 (quinze) dias de reclusão, no regime inicial fechado.
O réu Aldo Nonato Villafranca também foi condenado a uma pena de 09 (nove) anos, 04 (quatro) meses e 15 (quinze) dias de reclusão, no regime inicial fechado.
O réu Douglas Montenegro foi condenado a uma pena de 10 (dez) anos, 10 (dez) meses e 15 (quinze) dias de reclusão no regime inicial fechado.
O réu Sandro Barbosa também foi condenado a uma pena de 10 (dez) anos, 10 (dez) meses e 15 (quinze) dias de reclusão no regime inicial fechado. E, ainda foi decretada a perda do cargo público exercido por ele no Tribunal de Justiça de São Paulo.
A juíza determinou que todos devem permanecer presos para recorrerem da sentença, uma vez que responderam a todo o processo presos, não se justificando que depois de condenados, sejam soltos a soltura com o fim de aguardar em liberdade o julgamento de eventual recurso.
O post Homens presos na prefeitura de Divinópolis são condenados. Penas chegam a mais de 10 anos de prisão apareceu primeiro em Portal MPA.