Em continuidade à operação que resultou na apreensão de uma carreta carregada com toneladas de sabão em pó adulterado na BR 494, km 06, o comandante do 5° Pelotão da 1ª Companhia Rodoviária, Tenente Andrade, obteve informações cruciais sobre um possível local de produção e armazenamento do produto falsificado.
Com base nas informações obtidas, uma operação conjunta foi organizada entre a Polícia Rodoviária e os Fiscais da Receita Estadual. A ação resultou na apreensão de aproximadamente 30 toneladas de sabão em pó em um galpão localizado na Avenida Francisco de Paula Lopes, na cidade de Bom Despacho.
Parte dos materiais apreendidos estava em processo de manipulação e preparação para ser embalado como desinfetante de uma marca famosa. Os infratores adicionaram produtos químicos esverdeados ao sabão em pó da marca Aja, com o intuito de fazê-lo parecer com o produto “OMO Lavagem Perfeita”.
No momento da abordagem, não havia ninguém no galpão. Segundo o proprietário do imóvel, o espaço está alugado para M.V.S., 29 anos, desde janeiro de 2024. Diligências foram realizadas para localizar o locatário, mas até o momento, sem sucesso.
Há indícios de que, durante a noite, computadores, móveis e outros vestígios que corroboram com a produção do sabão em pó falsificado foram retirados do imóvel. A investigação continua em andamento para localizar os responsáveis e desmantelar toda a rede de falsificação.
Vale ressaltar que a falsificação de sabão em pó já encontrada é quase perfeita e até mesmo os fiscais do Procon ficaram na dúvida sobre a autenticidade do produto.
A fraude só foi constatada após os fiscais detectarem o uso de cola quente para fechar a embalagem, que era de uma marca conhecida no mercado. As caixas foram recolhidas e enviadas para que o fabricante original fizesse a análise química do produto.
Segundo os laudos apresentados pela fábrica, ficou comprovado que o sabão em pó era falso.
O post Nova apreensão de sabão em pó adulterado apareceu primeiro em Portal MPA.