A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou na manhã desta quarta-feira (17), que instaurou um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e dinâmica do acidente envolvendo van escolar, na terça-feira (16), na rua Alumínio, no bairro Niterói, em Divinópolis.
Conforme a Polícia Civil, a investigação está em fase de instrução, com a coleta de depoimentos, perícias e exames; e mais informações serão fornecidas para a imprensa em momento oportuno.
A categoria dos profissionais do transporte escolar de Divinópolis, também emitiu nota. Segundo nota, os profissionais ressaltam que por transportar crianças diariamente, é o dever garantir a segurança delas em todos os momentos; e que o acidente mostrou que falhas infelizmente podem ocorrer, sejam elas de forma mecânica, de conservação ou até mesmo humana. A categoria ressaltou que a van que se envolveu no acidente se encontra com todas as vistorias, taxas e tributos exigidos pelo município em dia. Veja a nota na íntegra:
“A Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar de Divinópolis vem por meio desta, esclarecer e se manifestar acerca do triste acidente ocorrido na tarde de ontem, no bairro Niterói de nossa cidade. Como muitos de vocês sabem, houve um acidente envolvendo uma van de transporte escolar, o que graças a forças de nosso bom Deus não resultou em uma tragédia que poderia ser ainda maior.
Como profissionais responsáveis por transportar crianças diariamente, é nosso dever garantir a segurança delas em todos os momentos. Infelizmente, esse acidente mostra que falhas infelizmente podem ocorrer, sejam elas de forma mecânica, de conservação ou até mesmo humana. Reforçamos o compromisso de sempre nos manter vigilantes no que tange a segurança no transporte escolar, como sempre ocorreu.
Fortificamos que todos os motoristas responsáveis pelo transporte de nossas crianças estão a todo momento procedendo com avaliações cuidadosas de seus veículos e com as práticas de condução, sempre certificando de que estão em boas condições e seguindo todas as leis e regulamentos de trânsito. Ressaltamos que a Van que se envolveu neste terrível acidente se encontra com todas as vistorias, taxas e tributos exigidos pelo Município em dia. De fato houve uma falha que deverá ser apurada através da perícia técnica profissional e só após desta poderemos chegar a um ponto para que assim possamos tomarmos as devidas providências sobre o acidente ocorrido na tarde de ontem.
É crucial que todos nós trabalhemos juntos para garantir a segurança das crianças que transportamos. Devemos estar constantemente avaliando e melhorando nossas práticas para minimizar o risco de acidentes. A Categoria dos Profissionais do Transporte Escolar de Divinópolis tem uma missão extremamente difícil no enfrentamento de inúmeros desafios em um trânsito caótico e insuficiente que assola nossa cidade, contudo sempre nos enchemos de orgulho de ter nosso papel de proteção e zelo tão bem desempenhado. Ontem, pela primeira vez vivenciamos um acidente dessa magnitude, estamos todos empenhados para que fatos como este jamais voltem a acontecer.
Somos cobrados e fiscalizados diariamente, desempenhamos nossa função com extremo cuidado e capricho que ela exige, que este fato isolado não recaia sobre uma classe que luta diariamente para manter nossas crianças em segurança. O momento é de união, toda classe foi pega com tamanha surpresa e espanto pelo ocorrido e sabemos de nossas responsabilidades. Pedimos para que toda população esteja ao nosso lado para que juntos possamos desempenhar nosso ofício com mais excelência do que já é prestado.
Por fim, gostaria de expressar nossa sincera solidariedade às famílias afetadas por este acidente. Estamos comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que algo assim nunca aconteça novamente”. Relembre o caso:
O post PC abre inquérito para apurar causas de acidente com van apareceu primeiro em Portal MPA.