Nesta sexta-feira (17/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) efetuou a execução de um mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 67 anos, em Tarumirim, região leste do estado. Ele é suspeito de participação em crimes de falsidade ideológica e associação criminosa.
As investigações iniciaram, no dia 9 deste mês, após denúncias de manipulação de Guias de Trânsito Animal (GTA) com inserção de dados inverídicos, apontaram para uma possível rede de falsificação desses documentos sem o conhecimento dos produtores rurais. O objetivo era facilitar e encobrir transações irregulares no mercado de gado.
Diante dos elementos probatórios, a PCMG solicitou ao poder judiciário a expedição do mandado de busca e apreensão na residência do suspeito.
Durante a operação, que contou com a participação dos policiais Alexsandro Tavares e Bárbara, foram apreendidos três blocos grandes de notas em branco, assinadas por um médico veterinário, além de uma CPU e um notebook.
O delegado Mateus Oliveira enfatizou que o foco da operação era apreender elementos que comprovassem as atividades ilícitas e que pudessem ser usados como prova material contra os envolvidos, visando dar suporte ao andamento das investigações.