As investigações acerca da execução de um jovem, de 19 anos, encontrado em uma área de desova no bairro Granja Werneck, região Norte da capital, no último dia 26 de março, resultou na prisão temporária de três suspeitos de envolvimento no crime. Os mandados foram cumpridos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na segunda-feira (22/4). Conforme informado à imprensa hoje (24/4), a vítima foi torturada e morta.
O trabalho de apuração realizado pela Delegacia Especializada de Homicídios Venda Nova, vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aponta que o crime teria sido motivado por disputa de ponto de tráfico de drogas na região do bairro Jardim Felicidade, e que o jovem já havia sido ameaçado. Ele foi atingido com diversos disparos de arma de fogo 9mm, sobretudo na região das costas e da cabeça.
Segundo a delegada Ariadne Coelho, a vítima foi reconhecida por familiares após notícias veiculadas em rede social sobre a localização do corpo, quando identificaram o jovem por tatuagens e procuraram o Instituto Médico-Legal para o reconhecimento formal.
?Após cerca de cinco dias do fato, o irmão da vítima, um adolescente de 17 anos, começou a receber vídeo, áudio e mensagem. Nas imagens, a vítima aparece ajoelhada, sendo agredida, e os suspeitos falando que fariam o mesmo com ele; narraram toda a tortura empregada contra o irmão durante a madrugada?, detalha Ariadne.
Prisão
As investigações apontam que o investigado de 33 anos comanda o tráfico na região do Jardim Felicidade, marcada pela rivalidade de duas gangues. ?Segundo informações, nada acontece sem o aval dele?, pontua a delegada. O homem e outro suspeito, de 19 anos, foram presos no dia 9 de abril em poder de armas de fogo com numeração raspada e de uso restrito, entre as quais 9mm, .40 e .45. ?Uma dessas armas, provavelmente, foi a utilizada no homicídio?, pontua a delegada.
Além dos dois suspeitos que já estavam recolhidos no sistema prisional e tiveram suas prisões formalizadas no âmbito do inquérito do homicídio, os policiais civis prenderam outro alvo, de 19 anos. O quarto investigado é procurado.