Uma ação imediata da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) após denúncia de estelionato resultou na apreensão em flagrante de um adolescente, de 17 anos, suspeito de aplicar o golpe do falso pagamento, ao comprar um videogame e enviar um comprovante falso de transferência. A negociação foi feita com uma vítima de Lagoa Santa, enquanto o jovem foi surpreendido em Contagem, ambos municípios da Região Metropolitana, hoje (28/6).
De acordo com relato do anunciante do produto, depois de acertada a venda, o interessado enviou o comprovante de pagamento e informou que um motorista de aplicativo buscaria o item. Desconfiada da autenticidade do documento, a vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil em Lagoa Santa.
Rapidamente, a equipe policial iniciou as investigações e chegou ao endereço indicado, onde o adolescente aguardada a entrega do videogame. Ele foi encaminhado à unidade policial para a formalização do procedimento, e o caso segue sob investigação visando identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Sobre o golpe
O golpe do falso pagamento ou golpe da compra confirmada ocorre quando o estelionatário se passa por um interessado e confirma a compra do produto, enviando um comprovante de depósito falso para sinalizar que o pagamento já foi realizado, sendo que, de fato, não houve nenhuma transferência.
Sob o argumento do comprador de ter urgência na entrega do item, o vendedor acaba enviando o produto, sem observar alguns detalhes, e só percebe que foi vítima quando não recebe o valor da negociação.