A Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) recebeu, em mais uma oportunidade, representantes da sociedade civil para o debate de demandas trazidas pelos cidadãos na manhã desta quarta-feira (31) na sede da ACID. Membros da mesa diretora e conselheiros técnicos acolheram as denúncias e solicitações que, dessa vez, centraram-se nos casos de furto, entre outros transtornos, envolvendo moradores de rua e problemas com o trânsito.
Uma moradora da Rua Amazonas relatou ter sido vítima de seis assaltos e contou como os prejuízos extrapolam a perda material. Ela explicou que seu psicológico ficou abalado, ao ponto de ter pesadelos recorrentes com sua casa sendo invadida, por um buraco na parede. A cidadã ainda declarou que uma moradora de rua tem vivido há algum tempo na sua calçada e que esse fato gera insegurança, principalmente quando precisa sair de casa para trabalhar. Lamentou o incentivo da comunidade na doação de esmola, estimulando esse estilo de vida nas ruas.
Lilás, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) aproveitou seu discurso para convidar os presentes para uma audiência pública sobre a situação da população de rua, a ser realizada na próxima terça-feira (06) na Câmara Municipal. A servidora pública endossou as palavras da cidadã sobre os prejuízos que doar dinheiro e objetos pode provocar e relatou a preocupação do setor com o aumento de crianças e idosos nessa situação.
Duas demandas sobre mudanças no trânsito também foram debatidas. Um morador da comunidade Xavante denunciou que o estacionamento de carros próximo a um dos acessos prejudica a parada do ônibus para a descida dos passageiros e gera problemas para os motoristas que trafegam por ali. Explicou que o outro acesso, com retorno pelo trevo de Nova Serrana, também gera transtornos pelo distanciamento e riscos de acidente.
Um morador do bairro Esplanada reiterou solicitação feita há três meses sobre fluxo intenso de veículos próximo a sua casa e o receio na forma como caminhões fazem a curva na esquina, onde fica sua casa. Ele relatou que uma árvore já foi arrancada em outra ocasião e que o perigo de algo pior acontecendo é iminente. Pediu mudanças de trânsito na região e instalação de um quebra-molas.
Poda de árvore, perturbação de sossego por estabelecimento comercial, entre outros temas também foram abordados. Após deliberação do Conselho Técnico sobre cada uma das demandas trazidas, a sessão foi encerrada pelo presidente Breno Clementino.
A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.
O post Prática de delitos por moradores de rua volta a ser tema de reunião da ACASP apareceu primeiro em Portal MPA.