Membros da Associação para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP) e representantes da Sociedade Civil se reuniram na sede da ACID para o debate de demandas sobre o tema, que afetam a vida dos divinopolitanos. Uma representante do Governo do Estado usou a tribuna para apresentar um projeto vigente em toda Minas Gerais que protege crianças e adolescentes em situação de ameaça. Entre os assuntos debatidos, o assalto a rede lojista do Município também teve destaque.
Aline Pacheco, coordenadora geral do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), explicou que a proposta consiste em um convênio entre os governos federal e estadual para a garantia da vida do público infantojuvenil. Ela explicou que essa organização integra uma rede junto a quatro portas de entrada que são: Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público e Sistema Judiciário, para o acompanhamento da vítima e realocação em território fora de perigo. Usou como exemplo um adolescente que se tornou testemunha no caso do goleiro Bruno e foi assistido, precisando mudar de estado para preservar o seu direito de viver.
O programa conta com 29 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, para o atendimento das demandas e apoio aos municípios. Aline declarou que o intuito também é não agir coercitivamente e fazer um movimento de sensibilização do sujeito sobre a necessidade de proteção. Destacou que o motivo da sua presença era além de informar, fortalecer essa rede também em Divinópolis.
Os assaltos aos estabelecimentos comerciais voltaram a ser pauta na reunião, com o foco do envolvimento de moradores de rua nas infrações. Um representante do setor varejista denunciou que suas lojas, principalmente na área central, já foram alvo dos criminosos por diversas vezes e que os prejuízos vão além dos objetos levados. Ele declarou que a insegurança tem gerado uma rotatividade de colaboradores e que toda a parte demandada das vítimas nesse processo, como o registro de boletim de ocorrência, não inibe outras ações e provocações dos criminosos. O denunciante fez um apelo para que as forças de segurança fossem efetivas na resolução desse problema.
Após outras manifestações e considerações do Conselho Técnico, a sessão foi encerrada.
A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar a ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.Acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuação deste trabalho.
O post Proteção de crianças e adolescentes e assaltos em Divinópolis marcam reunião da ACASP apareceu primeiro em Portal MPA.