A Polícia Militar (PM) prendeu nesta terça-feira (21 de outubro) Jefferson Anisio da Silva, de 27 anos, apontado como principal suspeito de assassinar a tiros o cabo da PM Vinícius de Castro Lima. O crime ocorreu horas antes, no bairro Tirol, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Jefferson, que seria o responsável pelos disparos, foi detido na BR-381, em Betim, na Grande BH, enquanto dirigia um Fiat Idea roubado. A PM descreveu o suspeito como um “indivíduo de altíssima periculosidade”, que já possuía dois mandados de prisão em aberto por homicídio.
Com o suspeito, a polícia encontrou uma pistola 9mm — do mesmo calibre usado no crime — com a numeração raspada, 27 munições e seis celulares. Sua carteira também continha um documento falso da motocicleta utilizada na fuga. A moto e os capacetes dos autores também foram apreendidos. Há ainda a suspeita de que a arma do policial tenha sido roubada pelos criminosos.
O homem preferiu permanecer em silêncio e não confessou a participação no homicídio. A PM continua as buscas pelo segundo criminoso, que pilotava a moto.
O comandante do 39º Batalhão relatou que o cabo Castro, em seu primeiro dia de férias, havia parado em uma concessionária de veículos de um amigo, após almoçar. Ao perceber que um assalto estava em andamento, o policial, que estava à paisana, desceu do veículo e tentou reagir, sendo alvejado e morrendo no local. O assalto foi anunciado por dois homens que chegaram de motocicleta, um deles vestindo uma camisa verde do Palmeiras.