O Ministério Público prendeu três pessoas acusadas de integrar um grupo que aplicava golpes contra idosos. As investigações começaram em 2021, quando um casal de BH perdeu mais de R$ 110 mil. Os alvos foram cumpridos em São Paulo.
Os alvos usavam programas para simular atendimento do Banco do Brasil, clonando até mesmo o número oficial da instituição (4004-0001). As vítimas eram induzidas a fornecer dados bancários durante ligações prolongadas.
Os investigados controlavam mais de 110 contas para transferir valores, contrair empréstimos fraudulentos e ocultar recursos. Durante as diligências, foram apreendidos diversos telefones celulares, computadores, pendrives, além de máquinas de pagamento para cartão, console de videogame e cartões bancários.
Para evitar golpes, o Ministério Público recomenda para que usuários não desliguem chamadas não solicitadas, contate bancos por canais oficiais e nunca informe dados sensíveis por telefone.
As investigações continuam para apurar mais pessoas envolvidas no esquema e identificar mais vítimas.
A operação recebeu o nome “Firewall” em alusão ao sistema de segurança utilizado em redes de computadores para bloquear acessos não autorizados e proteger dados, protegendo sistemas contra invasões, em alusão ao papel do Gaeciber como barreira de proteção institucional contra criminosos que exploram vulnerabilidades tecnológicas para lesar cidadãos.
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