Um confronto entre pacientes e policiais militares resultou no uso de spray de pimenta e na prisão de duas pessoas na tarde desta quarta-feira (26) na UPA São Benedito, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. O incidente começou com a chegada de um paciente que, segundo acompanhantes, estaria com hipoglicemia, enquanto a Prefeitura afirmou que ele apresentava sinais de embriaguez.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados após relatos de que pessoas tentavam invadir a área de triagem da unidade. Durante a abordagem, um homem que acompanhava o paciente – transportado em uma cadeira de rodas – passou a xingar funcionários e desrespeitar as orientações policiais. Os militares então o retiraram da área de atendimento, mas ele continuou agressivo na recepção, desobedecendo às ordens e resistindo à voz de prisão, o que exigiu técnicas de imobilização.
Outros pacientes tentaram interferir na ação policial, levando os agentes a pedirem reforço. O próprio paciente, que havia sido medicado, tentou se levantar para agredir os policiais, sendo contido com o uso de bastão pela Guarda Municipal. Para controlar a situação, a PM utilizou spray de pimenta.
O paciente permanece em observação médica sob custódia policial, enquanto seu acompanhante, que dispensou atendimento, foi preso e passou a ameaçar os policiais durante o registro da ocorrência.
A direção da UPA São Benedito informou que o paciente foi atendido imediatamente e que a unidade contava com número suficiente de médicos no momento do incidente. Em nota, a administração negou qualquer falha no atendimento e afirmou que todos os presentes receberam assistência adequada, destacando que não houve excessos por parte dos funcionários.
Veja o vídeo: