Inicialmente, estava previsto que as obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte começassem no segundo semestre deste ano, mas agora a expectativa é que se iniciem apenas em 2026. O atraso é atribuído à falta do licenciamento ambiental, que deverá ser liberado somente no final deste ano.
Uma vez aprovada a licença, haverá um intervalo de cerca de três meses para que a empresa responsável se organize, contrate pessoal e prepare o terreno para o início das atividades. Esse cronograma, combinado com a expectativa de liberação da licença apenas no final do ano, torna inviável o começo das obras ainda em 2025.
O projeto do Rodoanel, que foi anunciado em 2021, visa criar uma rota que desvie o tráfego de carretas e caminhões da região metropolitana. Com uma extensão aproximada de 70 km, o Rodoanel será dividido entre as alças Norte e Oeste, beneficiando cidades como Sabará, Santa Luzia, Pedro Leopoldo, Vespasiano, São José da Lapa, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim.
Entretanto, o traçado tem recebido críticas de prefeituras, como as de Contagem e Betim, que expressam preocupações sobre a divisão de bairros e os impactos sociais nas comunidades. Além disso, essas administrações sugerem uma rota alternativa que poderia reduzir os problemas relacionados a desapropriações e manifestam inquietações ambientais.
Em resposta à Itatiaia, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) reafirmou sua intenção de iniciar as obras ainda em 2025, com conclusão prevista para 2028. A secretaria ressaltou que a Licença Prévia foi concedida em 27 de fevereiro de 2025, após a aprovação unânime do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que confirmou a viabilidade ambiental do projeto.
Contudo, o início das obras depende da emissão da Licença de Instalação, que ainda se encontra pendente. A Seinfra declarou que está aguardando a conclusão desse processo dentro dos prazos estabelecidos.
A nota da Seinfra afirma: “A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informa que o Contrato de Concessão para a implementação do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte representa um investimento de R$ 3,07 bilhões por parte do Governo de Minas. As obras estão programadas para começar no segundo semestre de 2025, com conclusão prevista até 2028, conforme o cronograma contratual. A Licença Prévia foi concedida em 27 de fevereiro de 2025, após a aprovação unânime pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), que inclui representantes do governo e da sociedade civil. Essa etapa confirma a viabilidade ambiental do projeto, mas não permite o início das obras, que dependem da obtenção da Licença de Instalação. A Seinfra espera que todo o processo siga o cronograma estabelecido.”
O Rodoanel Metropolitano será classificado como uma rodovia de “classe 0”, o mais alto padrão técnico, contando com duas faixas em cada sentido, acostamento ao longo de todo o percurso e um canteiro central ampliado. A obra trará benefícios diretos à população mineira, como a redução do tráfego na RMBH, a diminuição do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos — tanto para a mobilidade urbana quanto para o transporte de cargas — e a diminuição do fluxo de cerca de 5 mil caminhões na área urbana da capital. Outro impacto positivo será o aumento da segurança para motoristas e passageiros, com a expectativa de que cerca de mil acidentes sejam evitados anualmente, graças à requalificação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.