Encerra-se às 23h59 desta sexta-feira, 25 de abril, o prazo para candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 solicitarem isenção da taxa de inscrição. O mesmo prazo se aplica à apresentação de justificativa por ausência no Enem 2024, exigida para quem faltou aos dois dias da última edição e deseja ter gratuidade na inscrição deste ano.
Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com login por meio da conta Gov.br. Caso o participante não se lembre da senha, é possível recuperá-la diretamente pela plataforma. A isenção é destinada a estudantes que atendem a critérios como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação.
A justificativa de ausência, obrigatória para quem não compareceu ao exame anterior, será analisada individualmente. O resultado da solicitação será divulgado no dia 12 de maio. Para os casos de indeferimento, o período para apresentar recurso será de 12 a 16 de maio, e o resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 do mesmo mês.
A aprovação da isenção não garante a participação no Enem. Os candidatos que tiverem seus pedidos aceitos deverão, posteriormente, realizar a inscrição no exame dentro do prazo que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem é utilizado como critério de seleção em instituições públicas e privadas de ensino superior em todo o país, além de servir de base para programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, ampliando as possibilidades de acesso à educação superior no Brasil.
Edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem (Publicado no DOU)
Edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem (Libras)