Em evento anual promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a E.M. George Chalmers conquistou o 1º lugar entre os quatro vencedores na categoria Ensino Fundamental da 26ª UFMG Jovem. Realizado no campus Pampulha, o evento faz parte do calendário anual da universidade e reúne escolas públicas e privadas de vários municípios de Minas Gerais. A Educação recebeu ainda uma menção de destaque pelo trabalho realizado por estudantes da E.M. Rubem Costa Lima e menção honrosa a docente da E.M. Vicente Estevão dos Santos.
A UFMG Jovem é uma iniciativa que promove a troca de experiências entre a universidade e escolas da Educação Básica, com o intuito de aproximar as unidades escolares da universidade por meio da apresentação de trabalhos criativos que valorizam o talento dos estudantes orientados pelos professores das instituições de ensino. Neste ano o tema foi “Ciência em nossas vidas”.
Desenvolvido por estudantes da E.M. George Chalmers, sob a orientação do professor Otávio Neves, a produção “Eu digital: tecnologias e identidade” foi o trabalho responsável pela conquista do primeiro lugar. O material é desdobramento do projeto “O Eu, o Outro e o Mundo: arte como expressão de identidade e cultura” que mostra o registro das percepções sobre identidade no tempo das telas onde o eu digital, o outro digital e o mundo digital se revelam como parte da mesma obra viva. E não para por aí! A escola também figura como uma das finalistas da edição 2025 do Prêmio Professor Porvir, com a indicação do docente Otávio Neves pelo desenvolvimento das atividades do projeto com os estudantes.
Já os conteúdos “Cantando Brincando e Aprendendo” que faz a utilização da música como guia do saber na primeira infância, e o “No meu quintal cabe o mundo” que explora histórias em uma narrativa afetiva unindo identidades de crianças, famílias e escolas receberam menção de destaque na categoria Ensino Infantil pela E.M. Rubem Costa Lima. Os conteúdos contaram com orientação da professora Giovanna Cristina Gomes Ferreira. Além disso, a professora Janaína Siqueira Vieira, da E.M. Vicente Estevão dos Santos, foi contemplada com menção honrosa, como docente destaque, pelo trabalho “Pequenos Cientistas, Grandes Mudanças: BóDiBarro para preservar o Rio das Velhas”.
Aberta ao público, a feira foi uma oportunidade excelente para conhecer os projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes. O evento promoveu o intercâmbio entre a UFMG e a Educação Básica, valorizando o protagonismo dos estudantes, a troca de experiências e a discussão sobre temas de impacto social.