Todos os 853 municípios de Minas podem registrar chuvas intensas ou tempestade nas próximas horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ao todo, três alertas foram emitidos, todos válidos até segunda-feira (19), podendo serem prorrogados.
O alerta amarelo, de ‘perigo potencial’ para chuva forte é o de maior alcance, com 649 cidades nas regiões Leste, Zona da Mata, Central, Oeste, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Norte, Noroeste e a Grande BH. De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Outras 89 cidades nas regiões do Triângulo Mineiro e Sudoeste estão sob alerta amarelo para tempestades, enquanto 147 municípios no Sul de Minas estão sob alerta laranja de ‘perigo’, com chuvas que podem chegar a 100 mm por dia e rajadas de vento até 100 km/h
O órgão informa que há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Minas pode ter chuvas intensas até sexta (23)
De acordo com o Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a se organizar sobre o Brasil entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026. Este fenômeno, típico do verão, é caracterizado por uma grande zona de convergência de umidade sobre o Brasil, que gera extensas áreas de chuva sobre parte do país, por vários dias consecutivos.
Além de Minas, que deve ser o local com maior volume de chuva, a ZCAS pode atingir mais 12 estados e o Distrito Federal.







