Um avião particular fez um pouso de emergência sem o uso do trem de pouso na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). A aeronave, um Twin Commander modelo 690D, tocou a pista por volta das 8h53 e deslizou por aproximadamente 500 metros. Apesar do vazamento de combustível e de um princípio de incêndio, ninguém ficou ferido, e a situação foi controlada pelas equipes do aeroporto.
A aeronave havia decolado de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba e transportava quatro pessoas: piloto, copiloto e dois passageiros. O pouso forçado ocorreu devido a uma falha no trem de pouso, componente essencial para as operações de decolagem e aterrissagem. Após o incidente, a pista do aeroporto precisou ser interditada para a remoção da aeronave, que foi rebocada por volta das 12h. A pista foi liberada em seguida.
O avião em questão tem dois motores turbo-hélice e pode transportar até nove passageiros. Ele foi adquirido em 2011 por João Noma, empresário do setor automotivo, mas não há informações se ele estava a bordo no momento do incidente.
Outro incidente no aeroporto
Em 23 de dezembro do ano passado, outro avião enfrentou problemas no Aeroporto de Sorocaba quando o asfalto cedeu, deixando a aeronave presa em um buraco na pista de decolagem. O incidente levou à interdição temporária do local, mas não houve feridos.