O governador Romeu Zema (Novo) indicou oficialmente o vice-governador Mateus Simões (Novo) como seu pré-candidato à sucessão ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. Em entrevista à CNN Brasil, Zema confirmou a intenção de apoiar Simões, afirmando que deseja que ele o suceda no Palácio Tiradentes e que também estará ativo na campanha presidencial.
A primeira manifestação pública de Zema sobre a candidatura de Simões foi em um evento no último dia 17 de outubro, em São José da Varginha, quando se referiu ao vice como candidato a sua sucessão. Simões, desde o início do mandato, tem realizado viagens pelo interior mineiro, participando de inaugurações de obras e eventos em uma pré-campanha, além de dar entrevistas para a imprensa local.
Simões, que adotou o nome de “Professor Mateus” ao concorrer a vice-governador, leciona na Fundação Dom Cabral e atuou como vereador em Belo Horizonte em 2016 e secretário de Estado em 2020. Entretanto, ele poderá enfrentar disputas dentro do espectro político de direita, onde outras lideranças são cogitadas para a corrida ao governo mineiro. Entre elas, estão o senador Cleitinho (Republicanos), que expressou interesse na candidatura com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD), mencionado como possível concorrente.