Manifestantes queimaram um boneco de Donald Trump e a bandeira norte-americana nesta sexta-feira (1º) em BH, contra o ‘tarifaço’ para produtos brasileiros nos Estados Unidos.
O ato, organizado por cerca de 15 integrantes de movimentos estudantis, foi realizado em frente ao Escritório da Embaixada dos EUA e à Federação das Indústrias de Minas (FIEMG), na região Centro-Sul da capital.
Os manifestantes reagiram à medida anunciada por Trump em 9 de julho, que elevou para 50% as taxações de categorias específicas de exportações brasileiras, inicialmente prevista para vigorar a partir desta data.
Embora o governo norte-americano tenha recuado parcialmente nesta semana excluindo 700 produtos da lista como suco de laranja e alguns metais, o grupo classificou a política como “imperialista” em redes sociais.
“É uma pressão para que o Brasil abra mão de seus interesses, com conivência de setores entreguistas como a FIEMG e o governo Zema, que e são coniventes com a ofensiva imperialista estadunidense que colocam na mesa de negociação a soberania brasileira e as riquezas do nosso estado” , disse a União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, em publicação nas redes sociais.
A Polícia Militar monitorou o ato, mas não foram registrados incidentes. Movimentos organizam um novo movimento às 17h, na Praça Sete, também em BH.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
