O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), entrou em licença médica de 15 dias, a partir deste sábado (4), para tratar de uma pneumonia. Durante este período, o vice-prefeito Álvaro Damião (UB) assumirá interinamente o comando da prefeitura.
Segundo informações da nota divulgada pela prefeitura, o afastamento segue recomendação do médico Dr. Enaldo Melo de Lima, após a confirmação de um quadro de pneumonia que evoluiu para insuficiência respiratória aguda. Fuad encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, onde respira com auxílio de aparelhos.
Apesar da gravidade inicial, um boletim médico divulgado na tarde deste sábado informou uma melhora em seu quadro clínico. O texto destaca uma evolução positiva nos “parâmetros hemodinâmicos e respiratórios” e a redução progressiva do uso de aparelhos, embora Fuad ainda esteja sob sedação. No entanto, não há previsão de alta da UTI.
Desde sua reeleição em outubro de 2024, esta é a quarta internação de Fuad Noman.. Anteriormente, ele foi hospitalizado para tratar de condições como neuropatia periférica, pneumonia, sinusite, diarreia e sangramento intestinal. Durante a campanha eleitoral, o prefeito tratou um pequeno linfoma não Hodgkin, atualmente em remissão completa.
Álvaro Damião pede que a população ore por Fuad
O vice-prefeito Álvaro Damião pediu nas redes sociais que a população ore pela recuperação do prefeito, destacando sua força e fé. “Quero pedir aos nossos conterrâneos que se juntem em uma corrente de orações pela saúde do nosso prefeito”, escreveu Damião, chamando-o de “meu casca de bala” na legenda de uma foto com Fuad.
Antes de tomar posse, Álvaro se licenciou da TV Alterosa e da rádio Itatiaia para se dedicar exclusivamente à Prefeitura. Além de vice, ele também será secretário de governo na gestão 2025-2028.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.