Manifestantes se reúnem neste domingo (21) na Praça Raul Soares, no Centro de BH, para o ato “BH nas Ruas”, em protesto contra a proposta de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e à PEC da Blindagem.
O evento é organizado por frentes como Povo Sem Medo e Brasil Popular, com apoio de partidos de esquerda, movimentos sociais e artistas como a cantora Fernanda Takai, o rapper Renegado, a banda Lamparina.
Os manifestantes criticam a prioridade dada pelo Congresso a projetos que beneficiam políticos em detrimento de pautas sociais. Um mural com fotos de deputados mineiros que votaram a favor da PEC foi instalado na praça, com a palavra “traidores” sobre suas imagens.
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na última terça-feira (16), dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares. Paralelamente, os protestos também rejeitam o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além de Belo Horizonte, protestos semelhantes ocorrem em pelo menos 30 cidades brasileiras, incluindo 22 capitais. No interior de Minas, estão previstos atos em Uberlândia, Juiz de Fora, Divinópolis, Montes Claros, entre outros municípios.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
