Neste domingo (6), os eleitores de Belo Horizonte comparecem às urnas até as 17h, não apenas para escolher o prefeito, mas também para participar de um referendo sobre a bandeira da cidade. Os sete candidatos à prefeitura, representando partidos com assento no Congresso Nacional, já votaram.
Mauro Tramonte, candidato do Republicanos, votou no bairro Lourdes e afirmou estar confiante em sua passagem para o segundo turno, destacando que sua campanha alcançou toda a cidade. “A expectativa é a melhor possível. Nós conseguimos levar o nosso recado e as nossas propostas aos quatro cantos de Belo Horizonte. Ninguém andou como eu andei. Estaremos no segundo turno, com certeza”, disse o candidato.
O atual prefeito Fuad Noman, do PSD, também votou em Lourdes, enfatizando uma campanha propositiva e sua expectativa de chegar ao segundo turno. “Trabalhamos muito, fizemos uma campanha propositiva, sem atacar ninguém, mostrando o que fizemos, o que estamos fazendo e o que vamos fazer. Minha expectativa é que as pessoas reconheçam e que a gente vá pro segundo turno, e aí vai ser outra eleição”, disse.
Duda Salabert, candidata do PDT, votou no bairro Caiçara e destacou a importância de sua candidatura para a visibilidade de travestis e transexuais na política. “Nós sempre estivemos na margem, na exclusão, nas esquinas e hoje a gente estar no centro da política do Brasil mostra que estamos avançando. Então, mais importante do que qualquer resultado eleitoral, a gente teve um avanço político contra o preconceito. Pela primeira vez na história desse país, nós temos uma travesti no centro da política de uma capital”, disse Duda.
Bruno Engler, do PL, votou na região Centro-Sul e disse estar otimista com a vitória, sem preferência por adversário no segundo turno. “Time que quer ganhar não escolhe adversário”
Rogério Correia, candidato do PT, votou no bairro Carlos Prates, acompanhado de figuras políticas como Patrus Ananias e Macaé Evaristo, apostando nos eleitores indecisos. “Enquanto tem bambu, tem flecha. Estamos trabalhando para sair no segundo turno, principalmente pedindo àqueles que ainda estão indecisos que lembrem do apoio que nós tivemos de todo esse campo amplo, progressista, especialmente do presidente Lula”.
Gabriel Azevedo, do MDB, também expressou confiança ao votar no bairro Funcionários, afirmando que comentará sobre possíveis apoios no segundo turno apenas após a apuração.
Por fim, Carlos Viana, candidato do Podemos, votou na região Leste e afirmou estar satisfeito por ter mantido sua candidatura, destacando sua independência política e financeira durante a campanha. “Me sinto vitorioso por ter competido e por levar até o final a minha candidatura, apesar de tantas dificuldades que enfrentei. Não tenho padrinhos políticos e não tenho nenhum compromisso com qualquer grupo econômico. Estou aqui pelas minhas ideias, propostas e pelo o ideal de política e cidade. Agora, é esperarmos o resultado, a escolha da população”.
Os candidatos concederam entrevista à Itatiaia.