O prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), inaugurou nesta quarta-feira (6) a nova sede do Centro de Saúde Independência, no Barreiro. Após a reestruturação completa do imóvel, com investimento de R$ 8 milhões para garantir ambientes mais amplos e modernos, a unidade passa a oferecer mais conforto aos cerca de 17 mil usuários cadastrados e melhores condições de trabalho para os profissionais de Saúde.
Os atendimentos serão iniciados no novo local na próxima segunda-feira (11), a partir das 7h.
Durante a inauguração, o prefeito destacou a importância da nova unidade de saúde para a população do Barreiro. “Celebramos juntos, com alegria, a inauguração deste importante equipamento de saúde. A realização desta obra demonstra claramente o nosso compromisso com a população. Sou prefeito para cuidar das pessoas mais simples da cidade e estamos entregando um centro de saúde moderno e acessível, preparado para atender com dignidade e qualidade os moradores desta região”, disse.
Álvaro Damião enfatizou a importância do Barreiro para a cidade. “Os números da saúde pública no Barreiro são impressionantes. Se fosse uma cidade, estaria entre as dez maiores de Minas Gerais. A rede assistencial da região conta com uma UPA, 20 centros de saúde, 14 academias da cidade, um centro de esterilização de cães e gatos, um centro de especialidades odontológicas, um centro de referência em reabilitação, um centro de especialidades médicas e um centro de referência regional em saúde do trabalhador, além de três hospitais”, destacou.
Mais consultórios em posto de saúde de BH
Esse é o 55° centro de saúde reconstruído por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Com espaços acolhedores e humanizados, a entrega da nova sede atende antiga demanda da comunidade do Barreiro. Para aperfeiçoar a qualidade dos atendimentos, a capacidade da unidade foi ampliada, passando de 15 para 17 consultórios. O novo espaço possui, ainda, áreas específicas para cuidados odontológicos, salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta e vacinação, além de farmácia e setor de Zoonoses.
A nova unidade conta com seis equipes de Saúde da Família, além de ginecologista, pediatra, clínicos de apoio, médica de referência em saúde mental e quatro equipes de Saúde Bucal. Esses profissionais garantem assistência a 74% da população da área de abrangência do centro de saúde, formada por moradores dos bairros Independência, Mineirão, Petrópolis e Mangueiras e que são usuários da rede SUS-BH.
O modelo de PPP adotado em Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob responsabilidade da iniciativa privada, enquanto o atendimento à população é realizado pelo SUS, garantindo o acesso gratuito e universal à saúde.
Reforma da UPA Barreiro
As obras de reforma da UPA do Barreiro terão início na segunda quinzena de setembro, com previsão de dois anos de duração. Nesse tempo, a unidade vai funcionar em outro imóvel. “A Prefeitura dará à população um equipamento com maior capacidade de atendimento, com mais conforto e dignidade também para os trabalhadores. Será uma unidade mais ampla, bem equipada e moderna”, destacou o secretário de Saúde, Danilo Borges.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.