O senador Cleitinho (Republicanos) voltou a incentivar a evasão de pedágio em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (17). Ele mostra um desvio feito na BR-040, entre BH e Sete Lagoas, que permite a motoristas contornarem a praça de pedágio de Capim Branco, cobrando R$ 15,50 para veículos de passeio.
O novo valor é cobrado desde 11 de março após a empresa Via Cristais assumir a concessão do trecho entre Belo Horizonte e Cristalina, em Goiás. A tarifa não era cobrada desde agosto de 2024, quando o Governo Federal assumiu a administração da rodovia após a Via 040 rescindir o contrato após alegar prejuízos financeiros.
No vídeo, Cleitinho cumprimenta um motorista que utiliza o desvio, afirmando: “Não paga mesmo não. Quinze reais é roubo”. Ele justifica a ação alegando que o caminho alternativo está dentro dos limites do município de Esmeraldas e critica a falta de consulta pública sobre a instalação do pedágio. O senador também mencionou projetos de lei de sua autoria no Senado, que propõem revisar o modelo de cobrança de pedágios, e disse que estão “engavetados”.
Concessionária fechou desvio que Cleitinho ‘incentivou’ na BR-040 em Paracatu
Esta não é a primeira vez que Cleitinho promove a evasão. Em março, ao lado do prefeito de Paracatu, Igor Santos (União Brasil), ele incentivou motoristas a usarem um desvio na mesma BR-040 para evitar outra praça de pedágio. Dias depois, a concessionária fechou o desvio após a repercussão do vídeo.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em nota, disse que rotas de fuga de pedágio configuram infração grave de trânsito, sujeita a multa e perda de pontos na CNH, além de violar contratos de concessão.
A Via Cristais respondeu instalando barreiras metálicas (“guard rail”) e uma valeta no local, além de placas de alerta. A empresa afirmou que o desvio, mesmo autorizado pelo dono do terreno, era irregular.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.