O senador Cleitinho (Republicanos) lidera com vantagem na corrida pelo governo de Minas Gerais em 2026, de acordo com uma pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (8). O levantamento aponta que ele tem 40,6% das intenções de voto no primeiro turno, mais do que o dobro de seus principais concorrentes.
Em segundo lugar, empatados tecnicamente dentro da margem de erro, aparecem o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT), com 13,5%; o senador Rodrigo Pacheco (PSD), com 13%; e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), com 10,6%. O vice-governador Mateus Simões (Novo) vem em seguida, com 5,9%.
Os votos brancos e nulos somam 10,4%, enquanto 5,9% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento foi realizado entre 1º e 5 de outubro, ouvindo 1.505 eleitores em 68 municípios de Minas. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Kalil lidera cenário sem Cleitinho
Em um cenário hipotético sem a presença de Cleitinho, a disputa fica mais equilibrada: Kalil alcançaria 19,1%, Pacheco 17%, Marília Campos 15% e Simões 12,2%. Nessa simulação, um quarto do eleitorado optaria por votar em branco ou anular o voto.
A pesquisa também testou um terceiro cenário, incluindo o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e retirando Rodrigo Pacheco da disputa. Nesse caso, Aécio (21,4%) e Kalil (17,8%) aparecem tecnicamente empatados na liderança.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
