A concessionária Via Cristais interditou, nesta segunda-feira (24), o desvio utilizado por motoristas para evitar o pedágio da BR-040 em Paracatu, no noroeste de Minas. A medida ocorreu após o senador Cleitinho Azevedo e o prefeito Igor Santos divulgarem um vídeo nas redes sociais incentivando a evasão da tarifa.
As imagens mostravam um caminho alternativo por uma propriedade particular próxima à praça de cobrança. O valor-base do pedágio no local, cobrado para carros de passeio, é de R$ 11,30. O valor é aplicado desde o dia 11 de março após a Via Cristais assumir a concessão do trecho entre BH e Cristalina, em Goiás. O pedágio não estava sendo cobrado desde agosto de 2024, quando o Governo Federal assumiu a administração da rodovia após a Via 040 rescindir o contrato após alegar prejuízos financeiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em nota, disse que rotas de fuga de pedágio configuram infração grave de trânsito, sujeita a multa e perda de pontos na CNH, além de violar contratos de concessão.
A Via Cristais respondeu instalando barreiras metálicas (“guard rail”) e uma valeta no local, além de placas de alerta. A empresa afirmou que o desvio, mesmo autorizado pelo dono do terreno, era irregular.
O senador e o prefeito não se manifestaram sobre o bloqueio do ‘desvio’ da BR-040.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.