Nesta quinta-feira (08) ocorreu o primeiro debate entre pré-candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, transmitido pela Band. Na ocasião, estiveram presentes Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Gabriel Azevedo (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT) e o atual prefeito da cidade Fuad Noman (PSD). Em um dos momentos, Fuad cometeu um deslize em sua fala e acabou tratando a pré-candidata Duda Salabert no masculino, a adversária o corrigiu e imediatamente o pré-candidato pediu desculpas. Duda Salabert (PDT) é a primeira mulher transsexual a assumir cargo na Câmara dos Deputados.
O erro ocorreu enquanto Duda criticava a gestão de Fuad na educação e o desempenho de Belo Horizonte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Duda mencionou que a administração de Fuad havia resultado em queda no Ideb e criticou a alta rotatividade de secretários de educação. Fuad, ao responder, fez uma observação sobre a situação do Ideb e a pandemia, mas se dirigiu a Duda como “senhor”.
A deputada federal, então, corrigiu o adversário imediatamente e ele pediu desculpas: “Senhora, senhora. Desculpa. Foi um erro”.
Veja o momento da situação: