A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou nesta quarta-feira (17) que o Governo Federal pretende realizar o Concurso Público Nacional Unificado, mais conhecido como “ENEM dos Concursos”, a cada dois anos para suprir a demanda de servidores públicos.
“Ao longo deste e dos outros anos, vamos contemplar outros ministérios que não estão nessa primeira leva. A gente foi priorizando áreas que estavam muito desfalcadas e que não tiveram concursos recentes. A nossa expectativa é que o concurso seja de dois em dois anos para suprir toda a demanda”, afirmou Esther Dweck no programa “Bom Dia, Ministra”.
A ministra explicou que este intervalo é necessário devido a todas as etapas que envolvem a elaboração do edital e aplicação das provas. Ela explicou também que o concurso que será aplicado ainda em 2024 tem validade de um ano prorrogável por mais um.
Para este ano, o “Enem dos Concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, o que inclui fundações, autarquias e órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta. As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. A prova será aplicada no dia 5 de maio em 217 municípios.
Para mais informações sobre o Concurso Unificado, acesse o site do Governo Federal clicando neste link.