O presidente Lula (PT) lançou nesta quinta-feira (4), no Aglomerado da Serra, em BH, o programa Gás do Povo. O benefício, que substitui o Auxílio Gás, deve garantir botijões gratuitos a famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). O benefício triplica o alcance anterior, atingindo 15,5 milhões de famílias – aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Diferentemente do modelo anterior, que transferia valores em dinheiro, o novo programa disponibilizará botijões de 13 kg diretamente em distribuidoras credenciadas. A transição começará em novembro, com previsão de cobertura total até março de 2026. Famílias do Bolsa Família (renda per capita de até R$ 218) terão prioridade.
Durante o evento, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) lembrou da campanha ao lado do ex-prefeito Fuad Noman (PSD), quando estiveram na Serra por mais de uma oportunidade. Para ele, Fuad foi eleito por “falar a língua do povo”.
“Nós falamos um idioma que muitos tentam falar, mas não conseguem. Nós falamos, presidente, o ‘populês’, nós somos o povo, nós falamos a língua do povo, porque nós vivemos todas as dificuldades que o povo viveu“, disse.
Essa é a segunda vez em uma semana que Lula visita a Grande BH. Na última sexta-feira (29), o presidente esteve em Contagem na inauguração da primeira etapa das obras de mobilidade na avenida Maracanã e anunciou duas novas estações do Metrô.
Damião pede a Lula campus do IFMG na Serra
O chefe do executivo também fez um apelo emocionado por um instituto federal (IF) para a região: “O filho do pobre pode ser forte também. Me ajude a trazer para a Serra o instituto federal, presidente”, diz. Lula não se manifestou sobre a demanda, mas aplaudiu a fala do prefeito.
Na última semana, Damião , e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram nesta quinta-feira (28) Termo de Compromisso que viabiliza a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro.
O documento prevê a mobilização e integração de secretarias municipais para agilizar a construção do campus em BH, em uma área com cerca de 200 mil metros quadrados.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.
