O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) ter sido escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, como candidato do PL à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita em uma publicação na rede social X, na qual o parlamentar também criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve buscar a reeleição.
A situação do ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral, o impede legalmente de concorrer às eleições. Desde que foi preso por tentativa de golpe de Estado, aliados vinham disputando seu capital político, com nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sendo cogitados.
Segundo interlocutores de Flávio, a decisão foi comunicada pelo ex-presidente em conversas privadas. O senador, que visitou o pai na Superintendência da Polícia Federal em Brasília na última terça-feira (2), também foi designado para representá-lo politicamente durante o período de detenção.
Segundo Valdemar Costa Neto, presidente do PL, a decisão estaria confirmada: “uma vez que Bolsonaro falou sobre sua escolha “está falado””.
Flávio Bolsonaro, de 44 anos, é o filho mais velho do ex-presidente. Empresário e advogado, foi deputado estadual no Rio de Janeiro e eleito senador pelo PL em 2018. Seu mandato no Senado vai até 2027.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.








