O Governo de Minas autorizou a desapropriação de 29,7 mil m² na Grande BH para a expansão das linhas 1 e 2 do metrô. As áreas – declaradas de utilidade pública nesta terça (22) – permitirão construir estações como Nova Gameleira e Nova Cintra, na capital, Novo Eldorado, em Contagem, além do trecho da Linha 2 ao Barreiro.
O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, permite à concessionária Metrô BH tomar posse das áreas mediante indenização aos proprietários. Até o momento, não há uma data definida para o pagamento.
As obras previstas para 2028 podem ser concluídas já no ano que vem. De acordo com o Governo de Minas, as estações Nova Suíça e Amazonas (Linha 2) devem ser entregues no 2º semestre de 2026, antecipando o cronograma original. A Estação Novo Eldorado (Linha 1) pode ser inaugurada em janeiro/2026.
A expansão de 12,95 km na Linha 1 aumentará a malha em 46%, enquanto a Linha 2 (10,5 km) transportará até 50 mil passageiros/dia. Juntas, atenderão 213 mil usuários diários em 90 bairros da região metropolitana.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.