O Governo de Minas Gerais autorizou a desapropriação de terrenos necessários para a construção do Rodoanel da Grande BH. O decreto assinado pelo governador Romeu Zema (Novo) declara que os terrenos, cuja área totaliza 14 milhões de m² — equivalente a mais de 1.350 campos de futebol —, são de utilidade pública.
“A Concessionária Rodoanel BH S.A. fica autorizada a promover a desapropriação de pleno domínio ou a constituição de servidão dos terrenos descritos no Anexo e eventuais benfeitorias, nos termos do Contrato de Concessão nº 03/2023, sob a fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG)”, determina o documento publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (24/7).
Ao todo, o decreto detalha as coordenadas de 13 áreas, mas não cita os municípios ou bairros nos quais os terrenos estão localizados.
Rodoanel de BH promete desafogar o trânsito
A obra propõe reduzir o tempo de viagem no trecho em até 50 minutos. Na primeira fase, com previsão de conclusão em até cinco anos, serão entregues as obras das alças Norte e Oeste, que respondem por 70% do tráfego esperado no Rodoanel. Com 100 quilômetros de malha rodoviária, o Rodoanel vai passar por Belo Horizonte e outras 10 cidades da região metropolitana, entre elas Contagem, Betim e Ribeirão das Neves.
Além das melhorias no trânsito, o projeto ainda prevê uma redução no número de acidentes no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, por meio do desvio do fluxo de veículos pesados para o Rodoanel.
Em março do ano passado, foi oficializada a assinatura do contrato de concessão ao grupo italiano INC S.P.A.
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