Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3 de fevereiro), revelou que o cantor Gusttavo Lima (sem partido) é o nome que mais se aproxima do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. No entanto, Lula vence todos os possíveis candidatos de oposição tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Em um cenário hipotético de segundo turno entre Gusttavo Lima e Lula, o cantor registra 35% das intenções de voto, enquanto o petista aparece com 41%, uma diferença de 6 pontos percentuais. A pesquisa ouviu 4,5 mil pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro. O levantamento foi divulgado uma semana após o mesmo instituto apontar que, pela primeira vez desde o início do mandato, o governo Lula é mais reprovado do que aprovado pelos eleitores. Atualmente, 49% dos brasileiros reprovam a gestão, enquanto 47% a aprovam.
Outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), apresentam desempenho menos competitivo em comparação a Gusttavo Lima. A pesquisa testou seis cenários de segundo turno, mas não incluiu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e não pode concorrer em 2026.
Em um possível segundo turno entre Lula e Tarcísio, o petista aparece com 43% das intenções de voto, contra 34% do governador paulista, uma diferença de 9 pontos percentuais. Já em cenários com Eduardo Bolsonaro ou Pablo Marçal, Lula teria 44% das intenções de voto, enquanto ambos os candidatos aparecem com 34%.
A pesquisa também avaliou cenários com os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Nesses casos, a vantagem de Lula é ainda maior: o petista teria 45% das intenções de voto, contra 28% de Zema e 26% de Caiado.