O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), anunciou nesta quinta-feira (20) que as obras da Linha 2 do Metrô BH, que irá atender as regionais Oeste e Barreiro, devem ser concluídas antes do cronograma inicial. A previsão de entrega dos novos trens adquiridos para a linha segue para 2027.
Em visita à estação Amazonas, o vice-governador ressaltou que o cronograma das obras está adiantado. Além disso, ele destacou que as intervenções podem ser acompanhadas pela população, como as que estão acontecendo em um canteiro aberto, na região da Gameleira, para criação da Linha 2.
“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema viemos no lançamento, vendo que ela já está com a parte de alvenaria da base toda pronta, dentro do cronograma, um pouquinho adiante do que a gente esperava. Estamos com nove das 19 estações da Linha 1 com obras iniciadas e demais com início programado para as próximas semanas. As obras estão acontecendo a pleno vapor aqui e no Nova Suíça. Vamos começar a estação Novo Eldorado na sequência, que é a integração da Linha 1”, explicou.
Metrô BH também conta com melhorias para a Linha 1
Na estação Amazonas, terraplanagem e fundações já foram finalizadas, com início da instalação de estruturas pré-moldadas. A Linha 2 interligará a Linha 1 ao Barreiro, enquanto a ampliação da Linha 1 — incluindo um trecho de 1,7 km entre as estações Eldorado e Novo Eldorado — está em fase final. A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento em 2026, aumentando em 35 mil o número de passageiros diários.
A concessão do Metrô da RMBH, com investimento total de R$ 3,7 bilhões, viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada, tem possibilitado melhorias nos serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias atualmente.
No segundo ano do contrato, entre os avanços, destacam-se a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026, oferecendo mais conforto e mais estabilidade nas viagens, além de economia no consumo de energia.Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as Linhas 1 e 2, e a recuperação da via permanente, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.