O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (23 de outubro), durante visita oficial em Jacarta, Indonésia, que pretende concorrer a um quarto mandato à Presidência da República em 2026. A declaração foi dada ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro iniciou sua agenda internacional no Sudeste Asiático, sendo recebido com honras militares e civis por Subianto. Após uma reunião privada, os líderes assinaram uma série de memorandos de entendimento abrangendo áreas como agricultura, energia, mineração, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial.
Lula ressaltou a necessidade de expandir a parceria estratégica e o comércio bilateral entre as duas nações, destacando que o fluxo comercial de US$ 6,5 bilhões nas últimas duas décadas é insuficiente para países que, juntos, somam quase 500 milhões de habitantes. O presidente defendeu o multilateralismo e a democracia comercial, posicionando Brasil e Indonésia como exemplos de entendimento e cooperação em um cenário global de incertezas.
O presidente Prabowo Subianto classificou a visita de Lula como uma grande honra e enfatizou o valor estratégico da cooperação entre os dois países como forças dentro do Sul Global. Subianto manifestou, inclusive, a intenção de incentivar o ensino da língua portuguesa em seu país.
A Indonésia é o 16º maior destino das exportações brasileiras. A visita de Lula é a primeira de um chefe de Estado brasileiro ao país desde 2008, ano em que a Parceria Estratégica Brasil-Indonésia foi estabelecida.