O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (29), para anunciar novos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025. Entre as medidas previstas, está a expansão do metrô de Contagem, com a construção de duas novas estações, um dos principais pedidos da gestão municipal.
Durante a visita, Lula também participa da inauguração do primeiro trecho das obras da Avenida Maracanã, parte de um conjunto de intervenções viárias e de macrodrenagem que já havia sido anunciado em sua última passagem pela cidade, em junho do ano passado. O pacote de obras inclui avenida de 4,5 km com ciclovia, viaduto, cinco pontes, duas galerias e canal de 3,5 km para contenção de enchentes no córrego Maracanã/Matadouro.
De acordo com o governo federal, os investimentos anunciados somam R$ 245 milhões, com previsão de beneficiar cerca de 220 mil moradores, reduzindo em até 20 minutos o tempo médio de deslocamento e ampliando a prevenção contra alagamentos.
Além das intervenções em mobilidade e drenagem, Lula deve anunciar em Contagem os projetos habilitados no Novo PAC 2025 nas modalidades Mobilidade Urbana Sustentável e Renovação de Frota. A cidade já havia sido contemplada anteriormente com recursos para urbanização, regularização de bairros e ampliação da rede de saúde, incluindo novas Unidades Básicas de Saúde e reforço na Estratégia de Saúde da Família.
O governo de Minas também apresentou ao Ministério das Cidades um pedido para que a expansão da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte seja estendida até o Viaduto Beatriz, ampliando a integração entre a capital e a região metropolitana.