O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Belo Horizonte nesta quinta-feira (4/9) para lançar o programa Gás do Povo, que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás para 15,5 milhões de famílias em todo o país. O evento será realizado no Campo do Najá, localizado no Aglomerado da Serra, a maior comunidade de Minas Gerais, onde vivem cerca de 40 mil pessoas.
Lula já esteve no mesmo local em 2008, durante seu segundo mandato, quando participou da inauguração de obras do programa Vila Viva em Belo Horizonte, acompanhado pelo então governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT).
Esta é a sétima visita do presidente a Minas Gerais em 2025. Na semana anterior, ele esteve em Contagem, na Região Metropolitana, onde anunciou obras do Novo PAC, incluindo a ampliação do metrô. Neste ano, a agenda presidencial no estado já passou por Contagem, Montes Claros, Betim, Campo do Meio, Ouro Branco, Minas Novas e Mariana.
Para a cerimônia desta quinta-feira, é esperada a presença dos ministros Alexandre Silveira (PSD – Minas e Energia), responsável pela organização da agenda, e Macaé Evaristo (PT – Direitos Humanos e Cidadania), além do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).