O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu na manhã desta quarta-feira (26) aos 77 anos, no Hospital Mater Dei. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal.
Na última terça (25), o chefe do Executivo sofreu uma parada cardiorrespiratória que agravou o seu estado de saúde. Ele estava há 82 dias internado devido a uma insuficiência respiratória grave e passou por transferência entre unidades do Mater Dei para exames e reabilitação.
O vice-prefeito Álvaro Damião, que era interino no Executivo durante a licença médica, assumirá de forma definitiva.
É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data. Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte.
Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público. Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.
Quem foi Fuad Noman?
Fuad Jorge Noman Filho nasceu no dia 30 de junho de 1947, em Belo Horizonte. Ele é escritor, economista e político. Noman é formado em Economia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub). Foi funcionário do Banco Central do Brasil e secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República nos anos 90, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Em 2003, ele ocupou o cargo de Secretário de Fazenda de Minas Gerais, no governo de Aécio Neves. Quatro anos depois, foi indicado para a pasta de Obras e Gestão. Entre 2011 e 2012, Fuad foi secretário da Gasmig, na gestão de Antônio Anastasia.
Fuad Noman foi indicado pelo então prefeito Alexandre Kalil (Republicanos) em seu primeiro mandato entre 2017 e 2020, quando foi convidado para ser vice na chapa, sendo eleito no primeiro turno.
Em 2022, Kalil renunciou à Prefeitura para concorrer ao Governo de Minas, e desde então, Fuad é o chefe do executivo municipal. Em 2024, ele foi reeleito em segundo turno com 53,73% dos votos após ficar em segundo lugar no primeiro turno.
Histórico de internações
Em julho, de 2024, o prefeito foi diagnosticado um linfoma não-Hodgkin (LNH) desde julho de 2024, tipo de câncer que afeta o sistema linfático e se espalha de forma desordenada. Mesmo com a doença, ele decidiu conciliar o tratamento médico com a campanha à reeleição. A posse ocorreu de forma remota, com um vídeo em que aparecia visivelmente fragilizado.
Três dias depois da cerimônia, em 3 de janeiro, a prefeitura anunciou que Fuad foi internado novamente para tratar uma pneumonia. Ele permaneceu na UTI do Hospital Mater Dei até 29 de janeiro, passando por uma traqueostomia (procedimento que cria uma abertura na traqueia para auxiliar a respiração) e dependendo de aparelhos para respirar. Após a alta, iniciou um processo de recuperação com licenças médicas curtas, de 15 dias.
A prefeitura divulgou boletins diários sobre sua saúde no início do tratamento, mas, com a evolução do quadro, as atualizações foram reduzidas para duas vezes por semana. Desde março, os informes passaram a ser publicados apenas às segundas-feiras. Em 17 de março, Fuad foi transferido da unidade do Mater Dei na Avenida do Contorno para a unidade do bairro Santo Agostinho, na mesma rede hospitalar, para realizar exames específicos, segundo a equipe médica.
Acompanhe as notícias de BH e Minas Gerais em tempo real no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui neste link.